Definido como um mutirão de cidadania por Jonesita Luz, presidente do MMLPcDLF, o projeto “Cadê Você PcD?”, em parceria com o Dia D da Responsabilidade Social da Unime, além da Prefeitura Municipal e outras entidades, disponibilizou mais de 20 atividades, entre atendimentos médicos e orientações sociais. “Esta é uma grande ação dedicada a inclusão das pessoas com deficiência e idosas. Ainda com as limitações da pandemia, o evento superou as expectativas dos envolvidos”, disse a idealizadora Josenita.
Quem também reforçou uma avaliação positiva foi Iracema Fazio, coordenadora acadêmica da Unime. “Sempre desenvolvemos ações de responsabilidade social e neste mês de setembro, de luta e inclusão social de PcDs, não seria diferente. Enquanto instituição de ensino precisamos da comunidade e essa é também uma forma de ampliar os serviços”, disse.
O público participante encontrou os serviços de requerimento do Passe Livre municipal, intermunicipal e estadual, emissão de credenciais para vagas prioritárias de estacionamento, atualização de cartão SUS e produção de currículo para PcD, disponibilizados pela Prefeitura de Lauro de Freitas, além dos serviços de saúde ofertados pela Unime, de áreas jurídicas e outras atividades levadas pelas outras entidades parcerias.
Vander Santos, um dos fundadores do MMLPcDLF, mais conhecido no município como Vander cadeirante, destacou o quanto é fundamental que a iniciativa seja popularizada para atingir mais apoiadores. “O Movimento é referência por essas ações afirmativas. E um dos objetivos aqui, além de promover os serviços de inclusão, é de mapear a quantidade de pessoas com deficiência do município, e de fomentar direitos para que possamos avançar cada vez mais”, pontuou.
MMLPcDLF
O Movimento de Luta da Pessoa com Deficiência de Lauro de Freitas foi criado em dezembro de 2014 com a função de garantir o pleno exercício da cidadania em benefício das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida (idosas). O projeto desenvolve ações com foco na diversidade, na inclusão e acessibilidade, a fim de construir uma sociedade mais justa e humana.
(Fonte: Pref. de Lauro de Freitas/Imagens: Danilo Magalhães)
0 Comentários