Depois de reformar e reabrir 14 postos de saúde e entregar quatro novas unidades, o município de Lauro de Freitas atinge a marca dos 93.13% de cobertura na atenção básica e 85% da cobertura das Equipes de Saúde da Família. O número divulgado nesta quinta-feira (5), Dia Nacional da Saúde, está entre os melhores da RMS. “A meta é chegar aos 100% em breve”, destaca Augusto César Pereira, secretário Municipal de Saúde.

Lauro de Freitas está no caminho para novas conquistas, afirma o secretário. “Além dos avanços que foram alcançados junto ao Governo do Estado, como o Metropolitano, hospital de grande porte, e a ampliação de serviços, a Prefeitura tem projetos que vão colocar a cidade como destaque na Bahia e no Brasil”. Entre os projetos estão a parceria com a faculdade Unime, para transferir e transformar o PA Nelson Barros em um hospital universitário, zerar as cirurgias eletivas e ampliar o SAMU.

“A gestão de Lauro de Freitas trabalha com saúde humanizada”, afirma o secretário. Segundo ele, outras metas estão projetadas, como a construção de mais postos de saúde, disponibilizar serviço de ortopedia 24h, implantar o SAMUVET, um veículo específico para cuidar de animais menores, entre outras. Augusto César ainda destaca o trabalho do Centro de Controle de Zoonoses, no combate às endemias, da Central de Regulação e dos Centros de Atenção Psicossocial.

Pandemia

O cenário positivo ficou ainda mais evidente com a pandemia, quando o município se tornou referência na estratégia de combate ao Covid-19, com a inauguração do PA do Centro e as estratégias de prevenção ao vírus.

Após a pandemia o novo Pronto Atendimento (PA) Santo Amaro de Ipitanga vai atender nas especialidades de pediatria, clínica médica, ginecologia, ortopedia e odontologia, além de exames de ultrassom, Raios-X e laboratório de análises clínicas. Outras unidades reforçam a qualidade da rede municipal de saúde, são elas: Os PA’s Nelson Barros e de Areia Branca, Upa e Upinha de Itinga, SAMU.

(Fonte: Pref. de Lauro de Freitas/Imagens: ASCOM)