Os agentes do órgão fiscalizador estiveram no Itaú e Caixa Econômica Federal, ambos no Centro, Caixa de Itinga e unidade do Banco do Brasil na Estrada do Coco, para analisar o tempo de atendimento aos clientes e a medição de temperatura, conforme estabelece o decreto municipal de outubro de 2020 de prevenção ao Covid. Durante a vistoria, a Caixa de Itinga foi notificada por não haver medição de temperatura na entrada do local.
Desde o início da operação houve somente uma autuação - a agência Santander - por não disponibilizar aos clientes a senha de atendimento para o caixa. Segundo o diretor de fiscalização do Procon Lauro de Freitas, Breno Mauro Lemos, sem a senha não é possível registrar o tempo de permanência dos clientes na agência. “É importante que o consumidor ao retirar a senha de atendimento ao caixa, registre o momento em que foi atendido e ali verifique se ultrapassou os 15 minutos”, orientou.
Ele explicou, ainda, que a operação teve início a partir dos próprios consumidores. “A gente tem percebido um aumento nas denúncias dos consumidores em relação à lei dos 15 minutos. Por isso, viemos conferir de perto como anda o cumprimento dessa lei e notificar aqueles estabelecimentos que descumprem a medida”, afirmou.
A ação foi elogiada por quem aguardava atendimento no local. “É bom pra gente que tem a garantia de serviço como a lei determina”, disse a dona de casa Maísa Santana, 43, que teve atendimento em 13 minutos na agência da Caixa do Centro.
Os estabelecimentos que não estejam em conformidade com a lei serão autuados e terão o prazo de dez dias para apresentar a defesa, além de sofrer sanções cabíveis.
A operação será composta por duas fases. A segunda etapa tem previsão de início no final do mês de junho. Denúncias sobre o descumprimento no tempo de prestação de serviço podem ser feitas através do telefone 071 3288-8919 ou denunciaprocon@laurodefreitas.ba.gov.br.
(Fonte: Pref. de Lauro de Freitas/Imagens: Maína Diniz)
0 Comentários