O AMEI (Cidade Amiga do MEI), vai viabilizar a contratação de microempreendedores do município para serviços, como obras de infraestrutura de pequeno porte, requalificação dos calçamentos da orla de Vilas do Atlântico e Buraquinho, em um processo diferente da licitação tradicional. Mais informações sobre a ação, como o credenciamento dos MEI para participar do processo, serão divulgadas no site e redes sociais oficiais da Prefeitura.
“As medidas anunciadas serão implementadas de forma associada à prevenção e combate à pandemia. Sabemos que pode haver o agravamento da pandemia, uma terceira onda, não podemos esperar a pandemia acabar para recuperar e fortalecer a nossa economia. O programa garante que os empreendedores que estão passando por dificuldades possam ter esperanças em dias melhores”, explicou a prefeita Moema Gramacho.
Outra ação do programa, a oferta de um cartão de compras para os servidores municipais, será viabilizada em parceria com a bandeira VISA. Liberado exclusivamente para consumo de produtos e serviços em empreendimentos do município, o cartão de compras objetiva aumentar a circulação de receitas na cidade e o abastecimento da economia local com recursos gerados diretamente pela gestão pública.
A realização de cursos de qualificação profissional para atender à necessidade dos empreendimentos locais e a assinatura de termos de cooperação técnica com os segmentos empresariais de Lauro de Freitas, visando a contratação de moradores do município, são mais duas ações que serão implementadas, reforçando um dos pilares do programa, a geração de oportunidades para quem mora e consome na cidade, conforme ressaltou Uilson Souza, titular da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL).
“Somos uma cidade conurbada, que forma um grande núcleo urbano com outros municípios vizinhos, o que influencia muito no comércio, por isso grande parte das ações é um esforço para aumentar nossa produção, gerar renda e fomentar o consumo local, articuladas com todas as entidades empresariais de Lauro de Freitas, de acordo com o raciocínio da retroalimentação, e alinhado com as metas para o desenvolvimento sustentável apontadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A ampliação do atendimento no SAC empresarial, especialmente voltado a moradores que queiram se oficializar como MEI e a realização do censo empresarial de Lauro de Freitas também serão contempladas no Cidade Solidária e Sustentável. As ações foram destacadas por Manoel Carlos dos Santos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação Tecnológica (SEDICS).
Este é um programa importantíssimo, que envolve praticamente todas as secretarias da gestão, um trabalho coletivo e de transversalidade. Na SEDICS vamos atuar diretamente para a realização do censo empresarial, que vai nos dar uma radiografia de todos os setores empresariais do município, fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas. Também estamos com uma equipe preparada para atender no SAC Empresarial todos aqueles que queiram se formalizar como MEI ou regularizar o seu CNPJ,” declarou o secretário.
O secretário municipal de Administração, Ailton Florence, considera que o lançamento do programa acontece em um momento oportuno. “Este conjunto de ações anunciadas hoje vêm em boa hora, como um grande chamamento para a reconstrução da economia em parceria com a sociedade e as entidades empresariais de Lauro de Freitas, para superarmos juntos os problemas que têm assolado o nosso país, com o desenvolvimento de ações para estimular a vinda de novos empreendedores e ajudar os já instalados a passarem por essa crise.”
A ampliação do Aplicativo Cidade Solidária, que inspirou o nome do programa, também está prevista no escopo das ações anunciadas nesta quinta-feira (10). Lançado pela Prefeitura em 2020 para aumentar as vendas por delivery, amenizando os problemas enfrentados pelos empresários com o fechamento de parte do comércio, especialmente no início da pandemia, o aplicativo conta atualmente com 9.026 comerciantes cadastrados e mais de 26.900 consumidores de Lauro de Freitas.
Mais sobre o Cidade Solidária e Sustentável
Além das informações detalhadas pela Prefeitura durante a live de lançamento, o Programa Cidade Solidária e Sustentável vai contar ainda com as seguintes ações: qualificação e formação presencial e digital; fomento à produção da agricultura familiar com uma casa de sementes e Programa Cio da Terra; estímulo à comercialização de artesanato do município com a realização de feiras e festival da economia solidária; inauguração de camelódromos e início efetivo das atividades de comercialização no Mercado do Centro; fomento à produção e comercialização de cerveja artesanal, e a implantação de metas para o desenvolvimento sustentável, a partir da requalificação da orla e criação do Parque das Águas.
(Fonte: Pref. de Lauro de Freitas/Imagens: Lucas Lins)
0 Comentários