O Bloco Afro Bankoma dá sequência, nesta quarta-feira (02), à exibição dos projetos financiados pela Lei Aldir Blanc em Lauro de Freitas. A live terá transmissão pelo canal do YouTube TV Lauro Cultural, a partir das 20h. A apresentação dos projetos selecionados foi iniciada na sexta-feira (29) com o documentário de dança Vivências e Experiências da Cia de Dança Ballet Yaoundé. Ao todo, serão exibidos 76 vídeos concluindo a primeira fase do Programa Aldir Blanc Lauro de Freitas.

Coordenado pela Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural, as exibições de vídeos das propostas artísticas e culturais contempladas no Edital 02/2020 Lei Aldir Blanc, financiada pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura, vão ocorrer no mês de junho e julho às quartas e sábados e em agosto e setembro às terças, quintas e sábados.

Entre os videos estão produções que mostram as manifestações culturais do Terno de Reis Estrela Dalva, Samba de Roda Renascer do Quingoma e Grupo Persona de Teatro.

BANKOMA

A live do Bloco Afro Bankoma traz novidades. A ala de dança mirim, Pontinho de Cultura se apresenta com a banda mirim do Bankoma, o que vai ajudar a diminuir a saudade do público que está em casa e proporcionar o encontro, mesmo que à distância, entre o grupo de crianças e adolescentes contemplados nesse importante projeto sociocultural. O Bloco completou 21 anos de existência em 2021. A sede da instituição está localizada no Terreiro São Jorge Filho da Goméia, no bairro de Portão.

LEI ALDIR BLANC

As produções audiovisuais que integram o projeto são beneficiadas pela Lei Aldir Blanc, que oferece apoio financeiro ao setor cultural brasileiro, para minimizar os efeitos causados pela pandemia do Covid-19 no setor. A lei disponibilizou R$ 3 bilhões para estados, municípios e Distrito Federal para custear instrumentos, a exemplo de editais e chamadas públicas, além da manutenção de espaços culturais e pagamento de três parcelas no valor de R$ 600,00 para trabalhadores da área que tiveram atividades interrompidas no período.

(Fonte: Pref. de Lauro de Freitas/Imagens: ASCOM)