Hoje nesta quarta-feira (05), 951 pessoas foram vacinadas contra o Covid-19 no município de Lauro de Freitas. A próxima vacinação está prevista para esta quinta-feira (06) e continua com o atendimento do mesmo público de pessoas com comorbidades. A imunização de manhã atenderá pessoas com 40 anos ou mais e pacientes que estão vivendo com o HIV acima de 18 anos além de outras comorbidades.

Para ser atendido é preciso estar portando documento com foto, comprovante de residência, CPF, cartão do SUS e relatório médico atualizado da comorbidade com validade de até 6 meses. É preciso se dirigir aos drive-thrus de vacinação que estão localizados no Ginásio de Esportes do Aracuí, no Colégio Dois de Julho em Itinga, Terminal de ônibus de Portão e Escola Finge, que fica no bairro de Areia Branca. O horário de atendimento é das 8h às 15h.

Lauro de Freitas se destaca em agilidade nas vacinações e já imunizou mais de 29 mil pessoas. No momento, a aplicação da Coronavac está suspensa no município. A previsão de chegada de novas doses é de alguns dias. A imunização continua sendo feita com a vacina AstraZeneca.

Confira a lista de comorbidades abaixo:

Pessoas com 18 anos ou mais

- Doenças renais crônicas em tratamento de hemodiálise

- Síndrome de Down

- Transplantados

- Pneumopatia crônica grave

- Insuficiência cardíaca

- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar

- Cardiopatia hipertensiva

- Síndromes coronarianas

- Valvopatias

- Miocardias e pericardipatias

- Doenças da aorta

- Dos grandes vasos e fístula arteriovenosa

- Arritmias cardíacas

- Cardiopatias congênitas no adulto

- Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados

- Pacientes oncológicos

- Pessoas com outros tipos de doenças renais crônicas

- Obesidade mórbida

- Doença cerebrovascular

- Doenças hepáticas crônicas e cirrose hepática


Pessoas com 40 anos ou mais

- Hipertensão arterial

- Hipertensão arterial estágio 3

- Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão no órgão alvo

- Diabetes mellitus

- Anemia falciforme

Todos os integrantes do público de comorbidades devem apresentar além dos documentos habituais, relatório assinado e contendo o CRM do médico.


Pessoas vivendo com HIV

- Local de vacinação: Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)


Vacinação dos acamados

Aos portadores de comorbidades que possuam dificuldade de locomoção, a Secretaria Municipal de Saúde oferece atendimento e vacinação em casa. É preciso agendar através do telefone 3369-9922. Aos acamados que já tenham sido imunizados com a primeira dose, não é necessário ligar para remarcar a aplicação da segunda dose. De acordo com a data de reforço programado no sistema, a equipe de saúde irá automaticamente a casa do paciente.

(Imagens: Maína Diniz)