Nesta sexta-feira (07), o público-alvo a ser vacinado foi ampliado pela Prefeitura de Lauro de Freitas. Pessoas que tenham 59 anos ou mais, nascidos até 31 de dezembro de 1961 poderão ser vacinados.
Pessoas com 18 anos ou mais que possuam comorbidades como hipertensão arterial, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágio 1 e 2 com legão no órgão alvo, diabetes mellitus e anemia falciforme serão vacinados também. Ontem foram pessoas com comorbidades maiores de 40 anos que foram imunizadas. Já nesta quinta-feira, juntando todos os públicos, cerca de 1684 pessoas foram imunizadas com a 1º dose da AstraZeneca no município de Lauro de Freitas.

Pessoas que tenham 18 anos ou mais com estas comorbidades também serão vacinadas: doenças renais crônicas em tratamento de hemodiálise, síndrome de down, transplantados, pneumopatia crônica grave, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístula arteriovenosa, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados, pacientes oncológicos, pessoas com outras doenças renais crônicas, obesidade mórbida, doença cerebrovascular, doenças hepáticas crônicas e cirrose hepática.
Pessoas que convivem com o HIV que tenham 18 anos ou mais estão sendo vacinadas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

A Secretaria Municipal de Saúde (SESA) também expandiu a vacinação aos profissionais da educação do ensino público e privado. A instituição de ensino ao qual o profissional de educação trabalha divulgará a lista com os nomes de quem vão ser vacinados. É necessário o trabalhador da educação encaminhar-se aos drives de vacinação e sinalizar em qual instituição trabalha.
Profissionais autônomos que trabalham na área da saúde também foram contemplados. São eles: médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliares e técnicos de enfermagem, auxiliares e técnicos de saúde bucal, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, biomédicos e técnicos em radiologia. Para que possam receber a vacina é preciso apresentar o documento que comprove o exercício da profissão.
Pessoas que possuam comorbidades ou deficiência na hora de se vacinarem precisam estar portando documento de identificação com foto, cartão do SUS ou CPF, comprovante de residência e relatório médico atualizado de até 6 meses. Os pontos de vacinação estão no Ginásio de Esportes do Aracuí, no Colégio Dois de Julho em Itinga, no Terminal de ônibus de Portão e na Escola Esfinge, em Areia Branca. O horário de funcionamento dos drive-thrus é das 8h às 15h.
Já aos acamados, o SESA dispõe do serviço de vacina à domicílio, na casa dos pacientes portadores de comorbidades e que tenham dificuldade de locomoção, assim como os idosos acamados. Para garantir a vacinação é necessário agendar pelo telefone, através do número 3369-9922. Aos que tenham dificuldade de locomoção e que já foram imunizados com a primeira dose, não há necessidade de ligar novamente para agendar. A equipe responsável pela imunização destas pessoas será feito automaticamente com base na data de reforço programado no sistema.
(Imagens: Maína Diniz)
0 Comentários