12 de Maio é o Dia Mundial da Enfermagem. A data é comemorada mundialmente desde 1965, mas foi oficializada em 1974, pela decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros e que também é o dia do enfermeiro(a). Já no Brasil, a data só passou a ser celebrada em 1938 em 10 de agosto, instituída pelo antigo presidente Getúlio Vargas no Decreto 2.956.

O motivo do dia ser celebrado em 12 de maio é devido ao nascimento de Florence Nightingale, considera a "mãe" da enfermagem moderna. Por causa da sua religião cristã anglicana, Florence, aos 17 anos, acreditando ser um "chamado de Deus", decidiu se tornar enfermeira. Nascida em Florença e de nacionalidade inglesa, ela se tornou conhecida por atuar na guerra da Crimeia, quando o Reino Unido participou da batalha de 1853 à 1856. A enfermeira passou a ser conhecida por "Dama da Lâmpada", devido a lâmpada que ela usava para tratar dos feridos à noite.

Passando por hospitais da França, Escócia, Irlanda e Alemanha aos seus vinte e poucos anos, Nightingale exercia a sua vocação na enfermagem. Ela também foi adepta à higienização dos instrumentos usados em cirurgias, que naquela época, a falta de higiene era a principal morte dos pacientes.

Florence Nightingale foi responsável por fundar a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo, na Inglaterra, em 1860. A "Dama da Lâmpada", nasceu no ano de 1820 e faleceu em 1910.

Blog Mulheres Empoderadas homenageia à todas as mulheres e homens profissionais de Enfermagem daqui do município de Lauro de Freitas e do estado da Bahia.

(Imagens: Yerson Retamal/Pixabay)