vacinação contra o Covid-19 é suspensa no município de Lauro de Freitas. O motivo seria a falta de imunizantes.

secretário municipal de Saúde de Lauro de Freitas, Augusto César explicou o motivo por entrevista ao programa Brasil Urgente da TV Band. De acordo com ele, a suspensão da segunda dose da Coronavac é devido a falta do imunizante.

O secretário em entrevista disse "Seguimos uma orientação do Ministério da Saúde (MS), emitida no mês passado, autorizando estados e municípios a utilizarem todas as vacinas que fossem enviadas para aplicação da primeira dose. No entanto, o MS não repôs a tempo as doses utilizadas, por isso tivemos de suspender a vacinação da primeira e segunda dose até que cheguem mais lotes de imunizantes".

ministro da Saúde Marcelo Queiroga voltou atrás com a decisão e instruiu a todos os estados que mantenham os estoques das vacinas para que a segunda dose seja aplicada. Isso foi discutido na reunião que aconteceu em Brasília na segunda-feira (26).

De acordo com o ministro, no momento atual encontra-se dificuldades para garantir os insumos da segunda dose, devido ao atraso de entrega da China, que é necessário para o Instituto Butantan fabricar a vacina Coronavac. Não há previsões de envios de novas remessas nesta semana. O prazo de aguardo de acordo o ministro, é de dez dias.


Além da suspensão da vacinação, a Prefeitura de Lauro de Freitas estabeleceu a prorrogação das medidas restritivas até 3 de maio no município. 

(Imagens: Pref. de Lauro de Freitas)