Nesta segunda-feira (12), o município de Lauro de Freitas irá realizar uma vacinação contra o vírus Influenza A, causador da gripe H1N1. A vacinação vai coincidir com o programa de imunização contra o Covid-19, o que acaba tendo duas campanhas de imunização sendo realizadas ao mesmo tempo. Com base nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (SESA), terá como estratégia utilizar mais de cem profissionais para atender cada público prioritário em pontos espalhados pelas Unidades de Saúde da Família e pelos pontos de vacinação que estão na cidade.
Quem já se vacinou, terá que esperar 14 dias para se vacinar contra o H1N1. O público escolhido para ser imunizado serão crianças de seis meses até seis anos, profissionais de saúde, mulheres que tiveram filhos no período de 40 dias e povos indígenas. Cada público prioritário é escolhido pelo Ministério da Saúde. Para se imunizar, é preciso estar portando documento com foto (tanto adultos quanto crianças), CPF, cartão do SUS, certidão de nascimento e a caderneta de vacinação das crianças, portado pelo responsável.
A vacina contra Influenza A protege dos vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Das 16 Unidades de Saúde da Família (USF), cinco estão voltadas para atender pacientes com sintomas do Covid-19. A vacinação da gripe acontecerá das 8h às 16h nas 11 USF que continuam os atendimentos para outras patologias. A vacinação da gripe acontecerá nos seguintes lugares: em Itinga nas USF Santa Bárbara, Parque São Paulo, Cidade Nova, Jardim Independência, Tarumã e Pastor Israel Moreira. Em Portão será na USF Vila Nova e Noel Alves Cruz. Em Areia Branca, na USF Antônio Carlos Rodrigues. No Jambeiro a imunização acontece na USF Padre João Abel e no Capelão na USF Manoel José Pereira.
Com a grande demanda da imunização contra o H1N1, o município de Lauro de Freitas estabeleceu novos pontos de vacinação, porém com horários alternativos, com atendimento das 14 às 16h. Os novos pontos de atendimento são: Centro, no drive do Ginásio do Aracui; em Portão, na escola Kleber Pacheco; na Itinga, Escola Dois de Julho e na Escola Vovó Ciça. E mais um novo ponto será estabelecido na Escola Municipal Vida Nova.
(Imagens: ASCOM/Pref. de Lauro de Freitas)
0 Comentários