A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) do município de Lauro de Freitas está promovendo uma videoconferência sobre a Semana Nacional da Criança Desaparecida.
A mobilização ocorre entre o dia 25 e 31 de março. O evento será realizado pelo Departamento de Assistência à Criança e ao Adolescente (DACA), através da plataforma de vídeo YouTube. O enredo da videoconferência será o desaparecimento de crianças de vulnerabilidade social e de vínculos familiares rompidos. O objetivo do evento será como combater e precaver o desaparecimento de crianças e adolescentes e unificar os laços entre as famílias.
O Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), em 2016, dos ministérios públicos de São Paulo e Rio de Janeiro, realizaram uma pesquisa que comprovou, que a cada dez pessoas desaparecidas no Estado de São Paulo nos últimos três anos, quatro são crianças ou adolescentes. Em 2005, a Associação Brasileira de Busca e Defesa a Crianças Desaparecidas (ABCD) conseguiu que a lei 11.259, que determina e força a investigação imediata dos casos de desaparecimento de adolescentes e crianças fosse criada.
O evento contará com a participação da Prefeita Moema Gramacho, o secretário da SEMDESC, Tito Coelho, a delegada Andrea Arrais, o defensor público Ramon Rondinelly e do major da Polícia Militar, Everton Monteiro. A videoconferência será transmitida pelo Youtube no canal da Prefeitura a partir das 16h.
O Ministério Público de São Paulo elaborou uma cartilha que informa como prevenir e agir em situações de pessoas desaparecidas. Clique aqui para ler a cartilha.
(Fontes: PLID/MPBA)
(Imagens: Pref. de Lauro de Freitas)
0 Comentários